Censo das Torcidas: Utopia ou Necessidade?

André Pedro"O Brasil tem 190 milhões de técnicos de futebol..." - quantas vezes você já ouviu uma frase como essa? Mas, será que ela é verdadeira? Qual é o real público de torcedores de futebol que possuímos no Brasil? Qual a distribuição deles no território nacional? Para quais clubes eles torcem? O que eles consomem do produto "futebol"? Qual o nível desse consumo e qual o valor médio per capita? Quem saberia responder essas perguntas?

No ano passado, alguns meses antes do Censo 2010, Marcelo Paiva, que é ouvinte do programa de rádio "Bola em Jogo" do radialista esportivo Luiz Ribeiro, nos trouxe uma idéia simples, porém de relevante importância para nosso país: um Censo das Torcidas!

Marcelo coloca a questão de se aproveitar o censo do IBGE de 2010 para fazer um levantamento da real parcela de torcedores que cada clube de futebol possui aqui no Brasil. É claro que em um primeiro momento poderemos questionar em qual seria a utilidade disso para o instituto do censo demográfico, que tem por objetivo fornecer dados seguros que auxiliem o governo a estabelecer políticas públicas para o povo brasileiro. Mas uma análise mais aprofundada mostra que um levantamento como esse tem uma utilidade realmente efetiva para nosso país.

É óbvio que o marketing esportivo é algo muito incipiente no nosso país - enquanto que na Europa o marketing esportivo movimenta milhões de Euros (gerando milhares de empregos e dando participação efetiva no crescimento econômico dos países), aqui no Brasil nós ainda tratamos de forma quase pueril esse tema.

Obviamente, para qualquer empreendimento ter sucesso, é necessário que se tenha conhecimento efetivo do negócio em si. Também é óbvio que as empresas que trabalham com produtos esportivos possuem seus números de análise do mercado, e sabem qual o consumo desse público. Mas eu pergunto: qual seria o potencial efetivo de consumo, baseado na torcida de cada clube?

Lembro que, logo após a conquista da Copa do Brasil pelo Vasco, houve uma grande procura de material esportivo do Vasco. Mas o que temos hoje disponível para oferecer aos torcedores do Vasco, além de camisas do Vasco? Muito pouco! O Vasco começa a produzir material, mas ainda de forma muito incipiente. Qual público pode comprar uma camisa oficial do Vasco hoje em dia? Diversificação é a palavra chave para se capilarizar produtos esportivos, mas para isso é necessário se conhecer o público consumidor. Aí vem a pergunta: que ferramentas efetivas nós possuímos para se detectar esse potencial de consumo?

Pesquisas de qual é a maior torcida são totalmente parciais, como todos nós sabemos. É inadimissível, por exemplo, e com todo o respeito que temos pelos clubes da região nordeste, que numa pesquisa de um grande órgão de comunicação brasileiro, tivéssemos clubes da Bahia com mais torcedores que o Fluminense do Rio de Janeiro. Inacreditável imaginar que Palmeiras tenha mais torcida que o Vasco, como também foi colocado nessa pesquisa. A bem da verdade, pesquisa aqui no Brasil também é um setor que necessita de amadurecimento...

O Programa de Rádio "Bola em Jogo", que vai ao ar todo domingo, de 12h às 15h, na Super Rádio Tupi - RJ (clique aqui para acessar a página web do programa) debateu essa idéia no dia 6 de junho de 2010. Ouça esse debate pelo player abaixo, tire suas conclusões, e vote na enquete bem aí do lado direito!

bolaemjogo


Debate sobre o "Censo das Torcidas"
(clique no ícone "play" para ouvir)

 
Voltar

Comentários  

 
+1 #2 MARCIO PINTO DE OLIVEIRA 12-01-2012 00:35
EU TENHO UMA BOA IDÉIA A RESPEITO DE SABER COM TOTAL CERTEZA A QUANTIDADE CERTA DE TORCEDORES PRA CADA TIME,NAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE JUNTOS VOTARMOS TAMBEM PA O SEU CLUBE QUERIDO,SÓ ASSIM Ñ TERIA COMO HAVER FRAUDE.
Citar
 
 
0 #1 argonauta 14-10-2011 00:02
NA VERDADE, HÁ CERCA DE 7 ANOS, DESDE QUE MORAVA EM CABO FRIO, DEFENDO ESSA IDÉIA, EM VÁRIOS BLOGS, DO USO DO CENSO DO IBGE, PRÁ PESQUISAR TAMANHO DE TORCIDA. CERTAMENTE MARCELO PAIVA LEU, EM ALGUM DESSES BLOGS, MINHA SUGESTÃO E, AGORA, ACERTADAMENTE, A DIVULGA. É VÁLIDO, SIM! CONTINUO, NOS BLOGS, SUGERINDO ESSE LEVANTAMENTO PELO IBGE. É, A MEU VER, O ÚNICO INSTRUMENTO VÁLIDO PRÁ SE SABER A DISTRIBUIÇÃO DAS TORCIDAS PELOS 5.565 MUNICÍPIOS BRASILEIROS, DESDE QUE FEITO POR PROFISSIONAIS FIDEDIGNOS, HONESTOS, ISENTOS.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Termômetro da Torcida

Como você avalia a equipe de futebol 2012 do Vasco?

58.4%
21.8%
9.9%
7.9%
2%
Loading...

Censo das Torcidas

O "Censo das Torcidas" seria útil para desenvolver o Marketing Esportivo Brasileiro?