O Vascaíno Chico Anysio deixará saudades

chico-lutoFaleceu nesta sexta-feira (23/03/2012) o maior humorista que o Brasil já teve, nosso amado ídolo Chico Anysio.

Chico estava internado há 3 meses no hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Faleceu, próximo a completar 81 anos, devido ao choque séptico decorrente da infecção pulmonar, o que provocou uma falência múltipla dos órgãos.

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape em 12 de abril de 1931, indo morar no Rio de Janeiro aos 6 anos de idade. Fez um teste de locução de rádio, ficando em 2º lugar. perdendo para o então iniciante Silvio Santos. Começou a trabalhar na rádio Guanabara, exercendo múltiplas funções, de ator a comentarista, já dando sinais da versatilidade que viria a ter como artista ao longo de sua vida.

Chico passou por várias rádios, e chegou a trabalhar como roteirista e ator na extinta Atlântida Cinematográfica. Estreou na TV trabalhando na também extinta TV Rio, sendo que em 1968 passa a trabalhar na TV Globo, onde adquire o status de estrela da emissora. Cria então diversos personagens, compõe música, escreve roteiros, dirige espetáculos, atua em filmes... recentemente, até como dublador ele participou, sendo a voz do personagem principal do desenho animado "UP - Altas aventuras". 

chico-coalhada

Chico passou por diversos casamentos, com os quais teve uma série de filhos, muitos deles segundo também a vida artística: É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley; do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli; de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo. Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. É irmão da falecida atriz Lupe Gigliotti, com quem contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira, da atriz e diretora Cininha de Paula e é tio-avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya. Antes de falecer, era casado com a empresária Malga Di Paula. (trecho extraído da Wikipédia)

Vascaíno fervoroso, sempre fazia questão de mostrar esse seu lado apaixonado pelo Vasco da Gama, inclusive em personagens que criou. Recentemente, participou da campanha "Camisas Negras" do Vasco, que versava sobre a luta do Vasco contra o racismo na década de 20, onde gravou uma cena, a qual também foi utilizada na homenagem feita pela Vasco TV (veja o vídeo aqui ou pelo link http://www.youtube.com/watch?v=1bd2pUlAsvU).

 

Chico certamente fará falta a todos nós. Era um artista completo, fazendo um humor fino, sem ofensas morais. Um verdadeiro gênio, o qual me atrevo a dizer que se ele tivesse nascido nos EUA, certamente seria muito mais conhecido mundialmente do que o também gênio Charles Chaplin.

Adeus Chico! Seja um gênio também no seu novo lar, na pátria espiritual onde todos nós nos encontraremos um dia. Por enquanto, só nos resta rever o seu trabalho deixado com muito amor, matando um pouco as saudades que certamente você deixará. Vá em paz, grande Chico, e fique com Deus!

chicoanysio_vasco

ap

André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com 30 anos de clube, e também fundador e editor responsável do portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.

ao título da Libertadores
 
Voltar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Termômetro da Torcida

Como você avalia a equipe de futebol 2012 do Vasco?

58.4%
21.8%
9.9%
7.9%
2%
Loading...