A Resposta Histórica - Novamente!

André PedroDia 7 de abril de 1924, o dia da Resposta Histórica. Este sempre será um dia inesquecível, não apenas para quem ama o Vasco, mas para todos que amam o futebol. Foi nesta data que o Vasco, através de seu presidente, Dr. José Augusto Prestes, deu uma resposta firme contra o racismo indisfarcável promovido pela Associação Metropolitana de Esportes Terrestres, entidade que promovia o campeonato carioca da época, o qual o Vasco teve a "audácia" de ter sido campeão no ano anterior, tendo em seu quadro jogadores negros e mulatos (12 no total).

O Vasco mostrou, desde cedo, que era diferenciado. Já mostrava naquela época ser o verdadeiro "Clube do Amor" tão propalado por nossa torcida, onde o mais importante não era ser campeão ou participar de uma pretensa "elite". O mais importante era ser digno.

Orgulhem-se vascaínos e estufem o peito. Enquanto algumas forças em nosso futebol querem mostrar sua grandeza baseados apenas, e tão somente, em números e estatísticas, muitos deles questionáveis, nosso clube mostra que é Grande não apenas pelas vitórias, mas acima de tudo pela sua alma. Esta é a verdadeira alma vascaína.

Bom, e porque estou escrevendo tudo isto? Pois bem, a Penalty, uma das patrocinadoras do nosso amado Clube, está promovendo um ato que ficará também na memória do futebol brasileiro. Ela está recolhendo imagens das mãos de torcedores do Vasco que apóiam esse ato histórico, e sorteará 1923 mãos, colocando as imagens delas nos muros de São Januário. Idéia fantástica, que só poderia vir à tona em um ambiente positivo, como o que está sendo vivenciado no Vasco atual. Eu já participei! Vejam essa promoção no link:

http://www.facebook.com/PenaltyBR?sk=app_144158082321350

Aproveito e coloco abaixo a transcrição da famosa carta. Este é um documento que ficará eternizado na história do futebol mundial.

vasco1923

A RESPOSTA HISTÓRICA

"Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.

Ofício nr. 261

Exmo. Sr. Dr. Arnaldo Guinle

M.D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos

As resoluções divulgadas hoje pela imprensa, tomadas em reunião de ontem pelos altos poderes da Associação a que V.Exa tão dignamente preside, colocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada nem pela deficiência do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa sede, nem pela condição modesta de grande número dos nossos associados.

Os privilégios concedidos aos cinco clubes fundadores da AMEA e a forma por que será exercido o direito de discussão e voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.

Quanto à condição de eliminarmos doze (12) dos nossos jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.

Estamos certos que V.Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno da nossa parte sacrificar ao desejo de filiar-se à AMEA alguns dos que lutaram para que tivéssemos entre outras vitórias a do campeonato de futebol da cidade do Rio de Janeiro de 1923.

São esses doze jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de sua carreira e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias.

Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V.Exa. que desistimos de fazer parte da AMEA.

Queira V.Exa. aceitar os protestos de consideração e estima de quem tem a honra de se subscrever, de V.Exa. At. Vnr. Obrigado

(a) Dr. José Augusto Prestes

Presidente"

 

Pelé falando sobre sua gratidão ao Vasco:


 

 

PS: Segue foto minha e de minha filha um mês depois de ter escrito esta matéria (eu fui um dos agraciados na campanha).

2011-06-26-15.59.48-peq

 
Voltar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Termômetro da Torcida

Como você avalia a equipe de futebol 2012 do Vasco?

58.4%
21.8%
9.9%
7.9%
2%
Loading...

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.