André Pedro

ap_thumb

André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com 30 anos de clube, e também editor responsável pelo portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.

 


 

Afinal, foi Impedimento?

 

Caros amigos,

Não venho escrevendo muito ultimamente por vários motivos, mas além do principal, que é o tempo necessário para uma escrita de qualidade, também é pelo fato que temos vários colunistas que estão enfocando de maneira brilhante a realidade atual do Vasco.

Entretanto, um tema ficou "no ar" nesta última decisão, que foi o impedimento não marcado no gol do Botafogo. Antes de continuar, quero deixar claro duas coisas: a primeira é que o impedimento não altera o fato que o Vasco jogou como time pequeno e não merecia sair de campo com o título. A segunda é que só estou escrevendo isto a fim de "ponto-finalizar" a discussão e de maneira a dar subsídios aos amigos leitores, já que atualmente a imprensa escrita, e principalmente a televisiva (leia-se comentaristas de arbitragem) estão falando muito besteirol em seus comentários. É inadmissível ver ex-arbitros, inclusive ao nível FIFA, falando coisas que contrariam as regras da entidade maior, que é a FIFA.

Leia mais:Afinal, foi Impedimento?

VASCAÍNO, QUEM SOIS VÓS?


vasco-da-gamaVascaíno,

Quem sois vós?

Não torces por mais um entre tantos outros.

Torces sim por um clube que nasceu em meio a ideais democráticos e que homenageia um guerreiro, que não desistiu enquanto não alcançou seus objetivos.

Torces por um clube que serviu de exemplo para todos os demais.

Um clube que lutou contra o racismo.

Um clube que, em seu primeiro campeonato entre os grandes, ganhou com um time mestiço e que, sendo incitado a expulsar seus atletas, preferiu sair, pois não abandonaria seus irmãos.

Vascaíno, torces por um clube que, se não fosse sua atitude,

O mundo talvez não tivesse conhecido Pelé.

 

sao-januario-1927Vascaíno,

Quem sois vós?

Não torces por um clube que apenas lutou contra o racismo.

Torces por um clube formado por heróis,

Que, sendo ameaçado de ser expulso por não ter estádio,

Chamou seus irmãos e construiu não apenas um estádio, mas o maior de seu país.

Um estádio que se tornou famoso, palco de eventos históricos, e que, quase 100 anos depois, aqueles que lhe cobraram ter uma sede são os mesmos que hoje se envergonham por não poder jogar em sua casa.

 

guerreiro-vascainoVascaíno,

Quem sois vós?

Não torces simplesmente por um clube de guerreiros.

Sua história é formada de glórias, como ser o primeiro clube a ter um título internacional.

Foi o primeiro campeão Sul Americano. Também ganhastes dois campeonatos mundiais entre os melhores do mundo, e ainda possuis três títulos Sul Americanos.

Quem não se lembra do “Expresso da Vitória”? E quem não se lembra da mais empolgante virada de todos os tempos em uma decisão mundial, na copa Mercosul?

Vascaíno, tu torces pelo time da virada, o time do amor!

 

torcida-vascainaVascaíno,

Quem sois vós?

Você não torce apenas por um clube forte.

Torces por um clube que tem fãs não apenas no Brasil inteiro, mas também ao redor do mundo, com uma imensa torcida bem feliz, norte e sul deste país.

Uma torcida que canta de coração, que tem a cruz como seu batismo. Um clube que tem Nome e Sobrenome, e que possui uma torcida vibrante, alegre, bonita, e que possui opinião.

Seu grito de guerra é Vasco, porque Vasco é o seu nome!

 

vasco prim unif remoVascaíno,

Quem sois vós?

Para um vascaíno, é fácil responder essa pergunta.

O vascaíno torce por um clube que tem passado, que sempre lutou para estar entre os grandes, e que nunca foi ajudado por benesses para chegar aonde chegou.

Seu lema foi lutar sempre, desistir jamais!

Quem é vascaíno, sabe quem é e por quem torce!

Um vascaíno sabe que nunca será compreendido, pois para ser vascaíno, não basta apenas torcer.

Tem que sentir, vibrar e se orgulhar.

 

Vascaíno,

Agora sabemos todos quem sois vós!

 

-------------------------

Este poema é uma homenagem à toda torcida vascaína que honra a camisa que veste, ao meu pai, a quem agradeço por ser vascaíno, e ao clube Vasco da Gama, a quem sinto orgulho de ser um de seus torcedores.

 

ap

André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com mais de 30 anos de clube, e também fundador e editor responsável do portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.

QUAL O VASCO QUE DESEJAMOS NESTE SÉCULO?

 

No "Ano do Fim do Mundo" (uma interpretação errônea do calendário Maia), à primeira vista parece um pouco defasada a pergunta título desta matéria, doze anos passados da "Virada do Milênio". Mas, tendo em vista os acontecimentos da primeira década do nosso amado clube neste novo século, fica claro que esta pergunta ganha contornos marcantes para uma profunda reflexão de todos os vascaínos realmente interessados na nossa instituição: Afinal, qual o Vasco que desejamos neste século?

Leia mais:QUAL O VASCO QUE DESEJAMOS NESTE SÉCULO?

Gostou? Então compartilhe!

Quem está nos visitando