Marcelo Paiva

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA - 114 ANOS DE GRANDEZA!

Caros Amigos Vascaínos!
 
       Venho, aos Amigos, escrever algumas linhas sobre os 114 anos, do nosso Amado Clube de Regatas Vasco da Gama, os quais estão sendo feitos neste ano. Farei um apanhado histórico, sobre o início da mais linda História Esportiva e Social de um Clube em todo o mundo. Por mais que esta Coluna possa parecer imensa, o que não é o caso, está bem narrativa e dinâmica para uma leitura agradável e tranquila, a qual você Vascaíno irá concordar comigo. Tenho convicção que muitos ao lerem este texto, se não forem Vascaínos passarão a ser. E aqueles que já são, se orgulharão do Time pelo qual torcem.
 
       Tudo começou em 21 de Agosto de 1898 quando sessenta e dois rapazes, em sua maioria Portugueses, reuniram-se em uma sala da Sociedade Dramática Filhos de Talma, no Bairro da Saúde (Rio de Janeiro) e resolveram fundar uma Associação destinada a prática do Remo. Com a inspiração das celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, pelo Navegador Vasco da Gama, estes rapazes batizaram a nova Associação com o nome do Heróico Português (parafraseando o Hino) que alcançara tal feito. Com isso nasceu assim o Clube de Regatas Vasco da Gama (CRVG), orgulho do Esporte, da Sociedade e de milhões de Torcedores mundo afora. 
 
 
Club de Regatas Vasco da Gama.png
 
       A 1ª Vitória Esportiva do CRVG se deu com o Remo em 04 de Julho de 1899, na Enseada de Botafogo, sendo o Remo o esporte mais popular daquela época da Sociedade Carioca. O Vasco da Gama se apresentou com uniforme negro, com faixa diagonal branca e a Cruz de Malta no centro. Os Remadores Vascaínos conquistaram a 1ª Vitória do Clube, na categoria Junior do Remo Carioca, com a baleeira "Volúvel" conduzida a seis Remos.
 
 
       Em 1904, o Vasco da Gama mostrava ao Mundo que não nasceu apenas para o Esporte, mas também para o Social inaugurando a sua Magnífica História de pioneirismo com a Eleição (Pela 1ª vez na História dos Clubes Esportivos Brasileiros) de um não-Branco, para Presidente do CRVG. Pois aquela  era uma época em que o Racismo era praticado livremente e o nosso amado Clube quebrou todas as Barreiras do Preconceito, demonstrado pelos seus Sócios ao elegerem o Mulato, Sr Cândido José de Araújo (Popular Candinho) que dirigiu o Vasco da Gama de Agosto de 1904 até Agosto de 1905, sendo reeleito permanecendo até 1906. Foi durante o seu Mandato que o Clube conquistou o seu 1º Campeonato Carioca de Remo de sua História.
 
 
 
       Sobre o 1º campeonato de Remo da Administração do Presidente Cândido José de Araújo realizou-se no Domingo de 24 de Setembro de 1905 na Enseada de Botafogo, com a presença Ilustre do Presidente da República Sr Rodrigues Alves e de Altos Oficiais da Armada Portuguesa, a Conquista do 1º Campeonato Carioca do Vasco da Gama vencendo 5 Páreos, incluindo os dois mais Importantes: O do Campeonato do Rio de Janeiro com o yole a oito remos "Procerália" e o dedicado ao Benemérito Prefeito Francisco Pereira Passos. No ano seguinte, na Regata de 26 de Agosto de 1906 o Vasco da Gama conquistava o Bi Campeonato Carioca de Remo.
 
       Após vários anos de remadas de sucesso, o Vasco da Gama, de acordo com a sua grandeza, decidiu investir em outras modalidades do Esporte. Por conta deste propósito, o Vasco se interessou em formar um Time de Futebol. Em 26 de Agosto de 1915, o CRVG fundiu-se com o Luzitãnia-FC, Clube dedicado ao Futebol e que, até então, só admitia Portugueses em seus quadros Sociais. Após esta fusão, o Vasco da Gama se filiou a Liga Metropolitana para participar da temporada de 1916. 
 
       Ao começar na terceira divisão, o Vasco da Gama começava a construir a sua HISTÓRIA DE UM GIGANTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Porém a sua estréia nos gramados não foi animadora. Perdemos para o Paladino-FC por 10 x 1, em 03 de Maio de 1916 e o Atleta Adão Antônio Brandão entrou para à Historia do Clube, como autor do 1º Gol Vascaíno. Em 19 de outubro de 1916 o CRVG obteve a sua 1ª Histórica vitória no futebol ao derrotar o River-FC pelo placar de 2 x 1, no campo do São Cristóvão, pela 3ª divisão da Liga Metropolitana. Cãndido Almeida e Alberto Costa Júnior marcaram os gols do 1º Triunfo Vascaíno.
 
 
       Em 1922, o CRVG, já na Série B da Primeira divisão da Liga Metropolitana, se sagrava Campeão e conquistou o direito de disputar a promoção à série A, numa partida extra contra o último colocado da Série A, o São Cristóvão. O resultado foi 0 x 0, o que garantiu ao Vasco da Gama a sua participação na elite do Futebol Carioca no ano seguinte.
 
 
 
 
        Em 1923, o Vasco da Gama iniciou-se na elite da 1ª divisão do Futebol Carioca. Com o uniforme constituído de camisas pretas, com uma faixa branca sobre o peito e a Cruz de Cristo ao centro, calções brancos e meias pretas, os "Camisas Pretas" estrearam em seu 1º jogo com um empate contra o Andaraí em 1 x 1. Passada à estréia, o Vasco da Gama conquistou o Campeonato Carioca de 1923 de forma avassaladora, com uma imponente campanha de 11 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. Derrota esta de 3 x 2 para o nosso maior rival, o "urubu", onde o Juiz da partida Sr Carlito Rocha (que mais tarde viria a ser Presidente do Botafogo) anulou nos minutos finais um gol LEGÍTIMO do ponta direita Paschoal, que seria o empate naquela Partida e que nos daria o Título Invicto daquele Campeonato. Mas como castigo ao "urubu", eles foram o nosso VICE e o Botafogo o nosso maior "freguês" até hoje!
  
 
        Com esta Imponência, o Vasco da Gama começou a causar uma rivalidade imediata, por parte dos demais Clubes, como: Flamengo, Fluminense, Botafogo, América, entre outros, devido o CRVG possuir em seu Time excelentes Atletas de cores Branca, Negra, Trabalhadores simples, Nordestinos, os quais muito HONRARAM O MANTO SAGRADO VASCAÍNO. O Sucesso do Vasco da Gama, começou a INCOMODAR os outros "INVEJOSOS" Clubes, que vendo o Vasco  progredir e ARRASTAR MULTIDÕES (daí o nosso APELO POPULAR E NÃO POPULISTA), começaram a tentar uma alternativa de sabotar o nosso Clube. E o que o conjunto "Zona Sul", composto por Flamengo, Fluminense, Botafogo e outros clubes fizeram para prejudicar o IMPONENTE VASCO DA GAMA? Abandonaram a LMTD (liga Metropolitana de Desportos Terrestres), num GOLPE BAIXO e fundaram a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos) deixando o Vasco da Gama de fora, que só poderia se filiar à nova Entidade caso dispensasse doze de seus Atletas (todos Negros) sob a acusação de que teriam "profissão duvidosa". 

         Diante do ABSURDO desta situação imposta, em 1924, o Presidente do CRVG, Sr José Augusto Prestes, enviou uma carta a AMEA, que veio a ser conhecida como "A RESPOSTA HISTÓRICA", recusando a se submeter à condição imposta e desistindo de se filiar a AMEA. A Carta entrou para a História como marco da luta contra o racismo no Futebol (vide esta carta no final desta Coluna). Daí, meus caros Amigos, já vemos que o Vasco da Gama para ser o Gigante que é hoje, teve que já naquela época até os dias de hoje VENCER CONTRA TUDO E CONTRA TODOS! Daí a sua GRANDEZA!

RESPEITO E IGUALDADE - Fotos de Escudo do Vasco da Gama

        Desta forma, em 1924 foram disputados dois Campeonatos paralelos sendo o da LMTD vencido de forma invicta pelo CRVG, conquistando assim o Bicampeonato Estadual.
 
        Em 1925, o Vasco da Gama venceu as resistências da AMEA conseguindo se integrar a Entidade e voltou a disputar o Campeonato contra os Grandes Times sob a condição de disputar os seus jogos no campo do Andarahy,  e o seu primeiro clássico foi contra o América (daí a expressão "Clássico da Paz"). Apesar de tudo isso, o CRVG, decidiu então construir o seu estádio para acabar com qualquer tipo de exigência.

        Em 21 de Abril de 1927, o Vasco da Gama inaugurava então o maior estádio do Brasil e da América do Sul, o estádio de São Januário (mais um pioneirismo), construído em 10 meses com dinheiro arrecadado de seus Sócios e de seus torcedores apaixonados. E o seu primeiro jogo foi Vasco 3 x 5 Santos (placar este que menos importou perante o marco colossal de Engenharia que o nosso Clube Amado apresentou ao Mundo). Passados dois anos, o CRVG inaugurava em seu estádio a iluminação do mesmo, tornando-se o ÚNICO CLUBE DO PAÌS com um estádio em condições de SEDIAR JOGOS NOTURNOS. 

        Vale lembrar que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que perdura até hoje, foi Proclamada em São Januário em 01 de Maio de 1943 pelo então Presidente da República Sr Getúlio Vargas (Mais um pioneirismo com a Marca Vasco da Gama).


                                                                  



        

      
       A partir daí, o Clube de Regatas Vasco da Gama passou a ser um Gigante do Futebol Brasileiro e Mundial. Vencedor em várias modalidades Esportivas e Sociais, onde neste momento não cairei na ousadia de estender esta coluna ao falar de todos os Esportes. Ficarei apenas, a partir daqui, no FUTEBOL que é "o carro chefe" deste MAGNÍFICO CLUBE.
     
       Para também, não ficar me estendendo muito vejam, no quadro abaixo, a relação dos nossos TÍTULOS que comprovam por si só a GRANDEZA DO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA.
 

Títulos no futebol


Cscr-featured.png Campeão Invicto
INTERCONTINENTAIS
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Copa Rivadavia Taça.pngCopa Internacional Rivadavia Corrêa Meyer1 1953Cscr-featured.png
Torneio de Paris de Futebol.pngTorneio Internacional de Paris1 1957Cscr-featured.png
Final histórica disputada entre o campeão da Europa e o único campeão da América.
CONTINENTAIS
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Sulamericano1948.jpgCampeonato Sul-Americano de Campeões1 1948Cscr-featured.png
CONMEBOL liberators cup trophy.svgCopa Libertadores da América1 1998
CONMEBOL - Mercosur Cup.svgCopa Mercosul1 2000
NACIONAIS
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Cbf brazilian championship trophy 02.svgCampeonato Brasileiro - Série A4 197419891997 e 2000
CBF Brazilian Cup.pngCopa do Brasil1 2011
B Series Brazilian Championship Trophy.pngCampeonato Brasileiro - Série B1 2009
INTERESTADUAIS
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio-SãoPaulo.pngTorneio Rio-São Paulo3 19581966¹ e 1999
¹Título de 1966 dividido com BotafogoCorinthians e Santos.
Trophy(transp).pngCopa dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo2 1934Cscr-featured.png e 1937Cscr-featured.png
ESTADUAIS
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio de JaneiroCampeonato Carioca22 19231924Cscr-featured.png1929193419361945Cscr-featured.png1947Cscr-featured.png1949Cscr-featured.png19501952,19561958197019771982198719881992Cscr-featured.png19931994,1998 e 2003
Rio de JaneiroTaça Guanabara11 196519761977198619871990Cscr-featured.png1992Cscr-featured.png1994Cscr-featured.png19982000Cscr-featured.png2003
Rio de JaneiroTaça Rio9 198419881992Cscr-featured.png199319981999Cscr-featured.png2001Cscr-featured.png2003Cscr-featured.png e 2004
Rio de JaneiroCopa Rio2 1992Cscr-featured.png e 1993
Rio de JaneiroTorneio Início10 192619291930193119321942194419451948 e 1958
Rio de JaneiroCampeonato Carioca de Aspirantes15 19241928193419361942194319461947194819491960,196119641966 e 1967
MUNICIPAIS
 CompetiçãoTítulosTemporadas
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.pngTorneio Municipal do Rio de Janeiro4 19441945Cscr-featured.png1946 e 1947
Bandeira do Município do Rio de Janeiro.pngTorneio Relâmpago do Rio de Janeiro2 1944Cscr-featured.png e 1946
TORNEIOS
 CompetiçãoTítulosTemporadas
BrasilTorneio Luís Aranha1 1940Cscr-featured.png
BrasilQuadrangular Internacional do Rio de Janeiro1 1953Cscr-featured.png
BrasilTroféu IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro1 1965Cscr-featured.png
ChileTorneio Internacional do Chile1 1953Cscr-featured.png
ChileTorneio de Santiago1 1957Cscr-featured.png e 1963Cscr-featured.png
EspanhaTroféu Teresa Herrera1 1957Cscr-featured.png
EspanhaTorneio Cidade de Sevilha1 1979Cscr-featured.png
EspanhaTroféu Festa de Elche1 1979Cscr-featured.png
EspanhaTroféu Colombino1 1980Cscr-featured.png
EspanhaTroféu Ramón de Carranza3 1987Cscr-featured.png1988Cscr-featured.png e 1989Cscr-featured.png
EspanhaTroféu Cidade de Zaragoza1 1993Cscr-featured.png
EspanhaTroféu Cidade de Barcelona1 1993Cscr-featured.png
EspanhaTroféu Cidade de Palma1 1995Cscr-featured.png
Estados UnidosCopa Ouro1 1987Cscr-featured.png
Estados UnidosCopa TAP1 1987Cscr-featured.png
FrançaTorneio da Lorena1 1989Cscr-featured.png
GabãoTorneio da Amizade1 1991Cscr-featured.png
ItáliaTroféu Bortolotti1 1997Cscr-featured.png
MéxicoTorneio Pentagonal do México1 1963Cscr-featured.png
PeruTorneio Quadrangular de Lima1 1957Cscr-featured.png
PortugalTorneio Ilha de Funchal1 1981Cscr-featured.png
UruguaiTorneio de Verão1 1982Cscr-featured.png
 
        Com o material acima, podemos ver o TAMANHO DO NOSSO AMADO VASCO DA GAMA e poderia expor mais coisas interessantes sobre esta Instituição fantástica, mas creio que é o suficiente para mostrar ao mundo que TEMOS ESCLARECIMENTO EM SABERMOS TORCER POR UM CLUBE VENCEDOR E PIONEIRO EM TUDO E QUE TEM A GRANDEZA EM SEU DNA.

        Parabéns CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA ao longo dos seus 114 anos de Existência e por fazer a Alegria de Milhões de Admiradores, em todo o mundo, que se orgulham e enchem os seus peitos ao falarmos que somos VASCAÍNOS! Pois Você é um exemplo mais do que um Clube. Você é um EXEMPLO DE VIDA para todo o Ser Humano. Somos felizes e Abençoados por carregarmos à Cruz de Cristo em nossos peitos!

        Parabéns a este Senhor de 114 Anos. TE AMAMOS!


        EM TEMPO 1: Antes que eu esqueça segue abaixo, conforme citado acima, a carta da "RESPOSTA HISTÓRICA", que tavez seja o maior exemplo de dignidade e respeito ao Ser Humano que um Clube poderia dar a uma Sociedade.

        EM TEMPO 2: Aproveito o ensejo para convidar você Vascaíno a fazer a sua Adesão Eletrônica (Abaixo Assinado) aqui mesmo na Web Vasco, para que São Januário possa ter o seu entorno revitalizado. É simples: retorne a página inicial deste portal e vá em Reurbanização do entorno de São Januário e clique lá que virá um formulário de adesões e um bom texto sobre o assunto. Estas adesões serão entregues ao Poder Público (a 1ª parcial já foi entregue e estamos com 4.500 adesões até o momento), nossa intenção é de chegarmos a 10.000 adesões! Lembrem-se: este é o 1º passo para a posterior ampliação do Estádio, afinal lá será um equipamento da Rio 2016 (Rugby).Precisamos mostrar as Autoridades Públicas este APELO POPULAR. Afinal não é sempre que "um cavalo selado" passa na nossa porta. Pensem no LEGADO que ficará para o Vasco da Gama, com a HOMOLOGAÇÃO, (que ainda não está Oficializada) pela Prefeitura, Governo Estadual e Federal, o COB e o COI de São Januário como Sede do Rugby Seven Rio 2016. Que façamos a nossa parte!

        Aproveito também, para citar as fontes de informação e imagens utilizadas nesta Coluna: Wikipédia (a Enciclopédia livre) e Site Oficial do CRVG.

        Saudações Vascaínas!


             A RESPOSTA HISTÓRICA:
Cquote1.svg Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.

Ofício nr. 261
 
Exmo. Sr. Dr. Arnaldo Guinle

M.D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos

As resoluções divulgadas hoje pela imprensa, tomadas em reunião de ontem pelos altos poderes da Associação a que V.Exa tão dignamente preside, colocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada nem pela deficiência do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa sede, nem pela condição modesta de grande número dos nossos associados.
Os privilégios concedidos aos cinco clubes fundadores da AMEA e a forma por que será exercido o direito de discussão e voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.
Quanto à condição de eliminarmos doze (12) dos nossos jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.
Estamos certos que V.Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno da nossa parte sacrificar ao desejo de filiar-se à AMEA alguns dos que lutaram para que tivéssemos entre outras vitórias a do campeonato de futebol da cidade do Rio de Janeiro de 1923.
São esses doze jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de sua carreira e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias.
Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V.Exa. que desistimos de fazer parte da AMEA.
Queira V.Exa. aceitar os protestos de consideração e estima de quem tem a honra de se subscrever, de V.Exa. At. Vnr. Obrigado.

(a) Dr. José Augusto Prestes.
Presidente.[17]
Cquote2.svg
  

marcelo-paiva

Marcelo Paiva é Engenheiro Civil, sócio do Vasco há mais de 30 anos e Autor de um Estudo de Viabilidade de Projeto no entorno de São Januário (entregue ao Poder Público), em função do Rugby Rio 2016 e que culminou na formação do Grupo voluntário e independente da revitalização do entorno de São Januário.


 

Gostou? Então compartilhe!

Quem está nos visitando