Marcelo Paiva

A hora da Revitalização do Entorno e da Construção da Nova Arena chegou!

  Caros Amigos Vascaínos!

     É com grande entusiasmo que voltamos ao assunto "Revitalização do entorno e construção da nova Arena multi uso de São Januário", o qual começa a evoluir.

     Em função da recente pacificação da comunidade Barreira do Vasco (vizinha ao CRVG) e do complexo do Caju, cuja linha de ação resgata a presença do Poder Público naquela região esquecida pelo mesmo há décadas, permitirá investimentos Públicos e Privados naqueles locais, assim como no entorno do Estádio de São Januário (sede do nosso amado Clube de Regatas Vasco da Gama - CRVG).

     Como referência de informação, vejam no Link abaixo o que a SMH (Secretaria Municipal de Habitação) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tem como propósito para aquela região:
    

http://www.rio.rj.gov.br/web/smh/exibeconteudo; jsessionid=575DE0197C469841277A9CBA871C47F5.liferay-inst5?article-id=3657194

     Vejam a imagem, abaixo, de como deverá ser o provável entorno de São Januário com esta linha de ação:  

 
 3657423
( fonte: Portal da SMH - Prefeitura do Rio de Janeiro )


     Há de se ressaltar, que através do Programa "Morar Carioca" da Prefeitura do Rio de Janeiro, não só a Comunidade Barreira do Vasco, mas como todo o entorno de São Januário serão BENEFICIADOS com esta linha de ação, mesmo após a LAMENTÁVEL perda do Rugby Rio 2016 em nosso estádio (o que demandaria uma ação efetiva Público/Privada de modo a garantir a revitalização anteriormente do entorno, bem como a ampliação de SJ), até hoje sem nenhuma explicação plausível, por parte de todos os envolvidos na carta de Intenções FIRMADA entre o CRVG e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em 20/07/10, conforme relatado nos seguintes Links:


http://www.netvasco.com.br/n/80457/ vasco-confirma-rugbi-e-governo-federal-pode-bancar-reforma

http://www.sidneyrezende.com/noticia/ 94672+vasco+assina+acordo+para+sao+januario+ser+sede+do+rugby+nas+olimpiadas+de+2016

     Mesmo assim, um "Plano B" (talvez a última oportunidade "de ouro") está sendo articulado entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, o CRVG e a Construtora OAS Empreendimentos, no tocante a uma parceria Público/Privada objetivando, para que saia do papel, o PROJETO DA NOVA ARENA MULTI USO DE SÃO JANUÁRIO, tendo como pré requisito a revitalização do entorno de São Januário (Programa Morar Carioca). Cuja revitalização a ser feita pelo Poder Público, PROPORCIONARÁ, não somente ao Vasco da Gama, mas PRINCIPALMENTE a todos os moradores daquela região (carentes há anos de ações Públicas), tamanha Benfeitoria através de linhas de Ações nos seguintes segmentos: Habitação, Segurança, Transporte, Lazer, Turismo, Novos Comércios, Educação, Cultura, Saúde, entre outras Benfeitorias oriundas deste propósito.

      Com tudo isso, a futura Arena Multi uso de São Januário deverá ter o conceito de AUTO SUSTENTÁVEL (captação de água de chuva (para uso de limpeza, irrigação do gramado, etc ...), captação de luz solar (para armazenamento de energia solar, a qual poderá ser usada para diversos fins), entre outros ...) além é claro: esta Arena estará localizada na Região mais CENTRAL do Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional a 12 Km, Aeroporto Santos Dumont a 10 Km, Ponte Rio Niterói (BR 101) a 3 Km, BR 040 (Rio x BH) a 12 Km, BR 116 (Rio x SP) a 17 Km, Av Brasil e Linha Vermelha ao lado, Linha Amarela a 5 Km, Futura Estação de BRT ao lado da Av Brasil (Ônibus expresso) e o Centro do Rio a 8 Km. Estes são os argumentos fortes para se Viabilizar este propósito!

    

Estádios sugestivos, para inspiração da Nova Arena multi uso de São Januário:
     
 
estadio-dragao
Estádio do Dragão (FC Porto - Porto -  Portugal) - 52.000 Expectadores
 
estadio-luz
Estádio da Luz (SL Benfica - Lisboa - Portugal) - 65.000 Expectadores
 
estadio-jose-alvalade
Estádio José Alvalade (Sporting CP - Lisboa - Portugal) - 52.000 Expectadores
 
estadio-aviva
Estádio Aviva (Dublin - Irlanda) - 51.000 Expectadores


      Tudo isto só será possível, se HOUVER VONTADE POLÍTICA E VISÃO PROFISSIONAL E COMERCIAL de ambas as partes! Pois a geração de novas receitas, através deste propósito decorrentes do Legado a ser deixado, irão PROPORCIONAR A LIQUIDAÇÃO DO PASSIVO destas obras, tanto para o Poder Público, como para a Iniciativa Privada e também para o Vasco da Gama, além de proporcionar uma melhor qualidade de Vida para os Moradores daquela região.

     Vejam a reportagem, do Jornal O Lance - RJ, cuja Matéria enaltece o contexto acima citado, no Link abaixo:

 http://www.lancenet.com.br/vasco/Prefeito-garante-entorno-Januario-ressalvas_0_807519418.html.

     Como complemento do exposto acima, temos que ressaltar a Importância de um magnífico MOVIMENTO criado  neste Conceituado Portal, em parceria conjunta com várias Redes Sociais Co-Irmãs, tais como: supervasco.com, blog incondicionalmente Vasco, Vascaínos FC, blog da Colina, blog Gang do Bacalhau, Vasco TV, Programa de Rádio Só dá Vasco (Rádios Bandeirantes e Fluminense - RJ), entre outros mais que se me falha a memória me perdoem! Pois todos aqui foram FUNDAMENTAIS para que o referido MOVIMENTO (ABAIXO ASSINADO ELETRÔNICO - 10.313 Assinaturas ) chegasse a esta EXPRESSIVA MARCA, cujo Abaixo Assinado (inclusive relatado no final da Matéria do Link acima) foi ENTREGUE ao Prefeito do Rio de Janeiro, Sr Eduardo Paes em 24/10/12, como também uma cópia do mesmo foi entregue ao Presidente do CRVG, Sr Roberto Dinamite, REIVINDICANDO a Revitalização do entorno de São Januário (Pré requisito para a Construção da Nova Arena de São Januário).

      Para aqueles que ainda não conhecem, este Abaixo Assinado, vejam o mesmo no final da minha Coluna de 26/10/12, no seguinte Link:
    

leia-no-webvasco/colunas/marcelo-paiva/ 314-agora-e-oficial-autoridades-do-rio-de-janeiro-receberam-o-abaixo-assinado-pela-revitalizacao.html

     Como informação de momento, este Abaixo Assinado se encontra no Gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro aguardando despacho do mesmo.

     É importante que todos nós possamos manifestar este desejo, através das Redes Sociais e da Grande Mídia para que o Prefeito seja sabedor, não só através deste Abaixo Assinado, como também pelo clamor Popular a ser demonstrado pela Nação Vascaína do Clube Brasileiro Verdadeiramente POPULAR (Graças a sua Magnífica História Esportiva e Social), Filho desta Cidade Maravilhosa. De modo a Autoridade Máxima desta Cidade ARTICULAR esta Benfeitoria ao Clube e aos Moradores do seu entorno, assim como para a Cidade do Rio de Janeiro (conforme citado acima, a Praça Esportiva mais Central do Rio de Janeiro).

     Esta Causa é NECESSÁRIA!

     Vascaíno faça a sua Parte: DIVULGUE!

    



112 101-alt-cidadedosamba2
 A provável Cidade do Samba II -  fonte: Coluna do Ancelmo Gois - Globo.com de 10/11/12
(Av Brasil RJ - Ao lado direito da Cidade do Samba II, se iniciará a provável Rua que dará acesso a SJ)
                                             

Imagem parcial do provável futuro entorno de São Januário ( fonte: Portal da SMH Prefeitura do Rio de Janeiro)


20130306-1016-1-cara-nova.-a-rua-ricardo-machado-reurbanizada-na-barreira-do-vasco mini
 Futura Rua Ricardo Machado, entre o Estádio de São Januário e a Barreira do Vasco
 ( fonte: Jornal O Globo - 06/03/13 )
 

     Mais uma vez, como PIONEIROS em tudo no Futebol Brasileiro, largamos na frente nesta VONTADE POPULAR expressa no Abaixo Assinado, citado acima. Pois este CLAMOR POPULAR demonstrado, associado ao NOVO HORIZONTE que começa a surgir no nosso Clube amado, através do PROFISSIONALISMO implantado por novos e Competentes Executivos remunerados e compromissado com objetivos e metas a serem alcançadas, DEVERÃO TRAZER A REDENÇÃO PARA ESTA INSTITUIÇÃO GIGANTESCA (através de organização e resultados). Com isso, estaremos HONRANDO A TRADIÇÃO DOS NOSSOS ANTEPASSADOS VASCAÍNOS, que com muita luta e amor a este Clube, deixaram belos exemplos de que é possível cada Vascaíno fazer do Vasco da Gama um Gigante. Eles foram responsáveis por iniciarem a mais bela página de VIDA ESPORTIVA E SOCIAL em toda a face da terra.

     Cabe a TODOS NÓS FAZERMOS A PARTE QUE NOS COMPETIR!

     Que num breve espaço de tempo, todos nós possamos nos orgulhar em sermos Vascaínos, assim como também para as futuras gerações, vivenciando um Clube saudável, Vencedor e com um Estádio atualizado de acordo com a Grandeza do Clube.

     Esta é A ALMA VASCAÍNA!

     REVITALIZAÇÃO DO ENTORNO E CONSTRUÇÃO DA NOVA ARENA DE SÃO JANUÁRIO JÁ!

     O FUTURO DO VASCO DA GAMA COMEÇA AQUI!

     Saudações Vascaínas a Todos!


     EM TEMPO: Recomendo a leitura da minha Coluna anterior (quando o Vasco da Gama era Candidato a sediar o Rugby Rio 2016), a qual mostra os Estádios acima, cuja a mesma relata de forma detalhada toda a razão de se pleitear estas benfeitorias. Vejam no Link:

     leia-no-webvasco/colunas/marcelo-paiva/ 289-revitalizacao-do-entorno-e-ampliacao-de-sao-januario-ja
 
 

marcelo-paiva

Marcelo Paiva é Engenheiro Civil, sócio do Vasco há mais de 30 anos e Autor de um Estudo de Viabilidade de Projeto no entorno de São Januário (entregue ao Poder Público), em função do Rugby Rio 2016 e que culminou na formação do Grupo voluntário e independente da revitalização do entorno de São Januário.


 

Gostou? Então compartilhe!

Quem está nos visitando